terça-feira, 29 de julho de 2014

Congresso de Direito Processual de Uberaba - 8a. ed.


http://www.cepaj.org.br





O CONGRESSO


A história do processo civil brasileiro teve valorosa colaboração do triângulo mineiro. E, especialmente, de Uberaba, local onde dois processualistas, nacionalmente conhecidos, desenvolveram seus estudos. Trata-se dos saudosos professores Ronaldo Cunha Campos – que chegou a ser desembargador do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais, pelo quinto constitucional – e Edson Prata.
Por força do trabalho dos insignes juristas, nasceu a chamada Escola de Direito Processual do Triângulo Mineiro, composta, também, por outros destacados estudiosos, como Humberto Theodoro Jr., Ernane Fidelis dos Santos e Jacy de Assis.
Foi nessa época, em meados de 1974, que surgiu a Revista Brasileira de Direito Processual. Criada por Edson Prata se tornou um importante veículo de divulgação dos estudos a respeito do Código de Processo Civil de 1973.
Com a morte de Edson Prata, a revista também sucumbiu. Ressurgiu renovada, entretanto, já há 06 anos, e tem sido dirigida pelos juristas, Lúcio Delfino e Fernando Rossi, com publicação trimestral da Editora Fórum.
O sentimento de renovação e enaltecimento da Escola de Direito Processual do Triângulo Mineiro, e do legado que ela deixou para a comunidade jurídica mundial, propiciou não só o renascimento da Revista Brasileira de Direito Processual, como também, e antes dele, o surgimento do Congresso de Direito Processual de Uberaba, e a criação da Comenda Professor Edson Prata, outorgada anualmente pela 1ª Seção do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
A comenda, com o intuito de perpetuar a memória do saudoso mestre, conferindo distinção a valorosos nomes do cenário jurídico, que colaboraram e ainda colaboram na formação do Conhecimento do Direito.
O congresso, com a intenção de difundir e debater o conhecimento jurídico e processual com toda a nação afeta ao estudo jurídico. E, também, perpetuar a Escola de Direito Processual do Triângulo Mineiro na história da cultura jurídica mundial, e elevar o nome de Minas Gerais, de Uberaba e de toda região neste cenário internacional. O Congresso de Direito Processual de Uberaba irá sediar, neste ano de 2014, a sua 8ª (oitava) edição.
Marcaram presença, no renomado evento, valorosos juristas como, entre outros, Humberto Theodoro Junior, Alexandre Freitas Câmara, Flávio Yarchel, José Roberto dos Santos Bedaque, Araken de Assis, Cassio Scarpinella Bueno, Luiz Flávio Gomes, Daniel Amorim Assunção Neves, Antonio Cláudio da Costa Machado, Luiz Rodrigues Wambier, Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias, Rosemiro Pereira Leal, Dierle Nunes. Parte deles foi presença constante, como Humberto Theodoro Junior e Alexandre Freitas Câmara.
A 6ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba, realizada em 2012, contou com a participação de juristas estrangeiros, fortes representantes da linha garantista do direito processual civil, como o processualista espanhol, mundialmente conhecido, Juan Montero Aroca, e, também, o argentino, Adolfo Alvarado Velloso.
As 6 (seis) edições do Congresso de Direito Processual de Uberaba contaram com a participação de alunos, advogados, promotores de justiça, juízes, defensores públicos e diversos outros profissionais, dos mais variados ramos do Direito. Cada edição do evento teve, em média, 20 (vinte) palestrantes inscritos.
Na ,7ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba contou com a participação de renomados que abrilhantarão o Congresso, a saber: Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Arlete Ines Autelli, Breno Ferreira Martins Vasconcelos, Bruno Garcia Redondo, Cassio Scarpinella Bueno, Cristiano Gomes de Brito, Dierle Nunes, Eduardo José da Fonseca Costa, Elcio Arruda, Fátima Nancy Andrighi, Fernando Gonzaga Jayme, Glauco Gumerato Ramos, Gustavo Calvinho (Argentina), Humberto Theodoro Júnior, José Anchieta da Silva, José Marcos Rodrigues Vieira, Leonardo Augusto Marinho Marques, Luis Cláudio da Silva Chaves, Luiz Eduardo Ribeiro Mourão, Luiz Fernando Valladão Nogueira, Marcelo Dias Gonçalves Vilela, Rafael Fernandes Maciel, Reuder Cavalcante Motta, Roberto Pinheiro Campos Gouveia Filho, Rogério Sanches, Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias e Rosemiro Pereira Leal.
Na 8ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro de 2014, serão 28 (vinte e oito) palestrantes renomados que abrilhantarão o Congresso, a saber: Alexandre Freire, Alonso Freire, Andrea Mariel (Argentina), Breno Ferreira Martins Vasconcelos, Bruno Garcia Redondo, Dierle Nunes, Eduardo José da Fonseca Costa, Elcio Arruda, Felipe Martins Pinto, Fernando da Fonseca Gajardoni, Fernando Gama de Miranda Netto, Georges Abboud, Gilberto Gomes Bruschi, Glauco Gumerato Ramos, Gustavo Henrique Velasco Boyadjian, Hugo Botto Oakley (Chile), Humberto Theodoro Júnior, José Herval Sampaio Júnior, Lenio Streck, Luiz Eduardo Ribeiro Mourão, Luiz Flávio Gomes, Marcelo Leonardo, Mônica Bustamente Rua (Colômbia), Paulo Magalhães Nasser, Pedro Miranda de Oliveira, Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias, Sérgio Almeida Ribeiro e Warley Belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário